Micro-festas

Tendências: Micro-festas

Todos os anos ficamos atentos as novidades que vão ditar a moda, a decoração, os eventos e celebrações, para sabermos o que esperar e no que se inspirar e, assim, poder oferecer os melhores produtos, serviços e soluções aos nossos clientes.

A pandemia afetou as celebrações em 2020 e irá continuar a fazê-lo em 2021. O retorno ao básico definirá a tendência nas festas de aniversário de 2021. Menos é mais! Antes mesmo do início da pandemia, os eventos para poucas pessoas já estavam em alta. Com o futuro incerto, cresce ainda mais o formato de celebrações intimistas. Este tipo de festas ganhou força lá fora e que está a agradar o público angolano também.

E agora com as regras que limitam o número de pessoas que podem se reunir em determinados locais, as micro-festas poderão ser a solução ideal e a mais segura para as famílias que não querem abdicar de celebrar o grande dia dos seus petits com as pessoas mais importantes.

Com as novas realidades surgem novas oportunidades, muitos pais e empresas especializadas reagiram às restrições pensando em maneiras criativas e surpreendentes de maximizar o que se pode fazer com segurança e seguindo os protocolos de saúde oficiais.

A publicação The Wall Street Journal publicou no mês passado um artigo, de Matthew Kronsberg, sobre as tendências de festas nos Estados Unidos que, por sua vez, são também tendência em países como o Reino Unido e a Austrália.

Dream and Party

Foto: Dream and Party Fonte: The Wall Street Journal

E a tendência é o retorno das festas de pijamas, mas desta vez em novos cenários e com novas e luxuosas composições. Os mini-acampamentos com tendas individuais são a novidade e a tendência destas extravagantes festas infantis. No artigo Kronsberg explica que a grande diferença entre a velha tradição de ter as crianças a dormir num amontoado de almofadas do sofá, sacos-cama, tapetes ou colchões de ginásio é o luxo e a personalização, agora cada uma das crianças na festa tem direito a uma tenda lindamente decorada, tipo cabaninha, grande o suficiente para cobrir metade do colchão.

Como refere o autor, «um ano após o lockdown muitos pais estão ansiosos por mimar os seus filhos» e este conceito surge como a opção perfeita. Bibliotecas, salas, jardins qualquer espaço pode ser adaptado para acolher produção (catering, decoração e entretenimento) e design destas mini-aldeias temáticas.

A criatividade não é para todos os bolsos. Nos EUA, por exemplo, os custos de uma festa do tipo como indica a reportagem pode ir desde os $175 pelo aluguer de 5 tendas e rondar os $10,000 pelo design e customização de todo o evento (que inclui por vezes, mascaras de dormir, t-shirts, pijamas e robes personalizadas para todas as crianças), o mesmo que um micro-casamento, também tendência na pandemia.

Mesmo sendo uma celebração pequena, engana-se quem pensa que é mais fácil de organizar. Toda a organização e preparativos continuam os mesmos, decoração, catering e animação, só que em menores quantidades. O verdadeiro custo está no serviço e no apoio profissional de um especialista que tem os contatos, conhece os fornecedores e reunirá toda a sua equipe para que o evento aconteça e os pais, aniversariante e convidados possam se divertir e aproveitar o momento.

AS NOSSAS SUGESTÕES…

No nosso país, as regras do novo decreto presidencial relativa ao Covid-19 entraram em vigor a 9 de junho, prolongando-se a situação de calamidade pública por mais 30 dias.

Com as mesmas regras e um “ligeiro acréscimo” de rigor na entradas e saídas da província de Luanda, continuam proibidas as festas em salões e limitadas a 15 pessoas em casa.

Estando, neste momento, as opções limitadas. Não dará, efectivamente, para fazer aquela festa dos sonhos, mas saiba que, com criatividade, é possível fazer uma festa simples, inesquecível e comemorar com os amigos e parentes mais próximos mais um ano de vida da criança!

Meri Meri
Foto: Meri Meri

Para as mães e pais que não querem investir muito na celebração, a micro-festa pode ser perfeita. No entanto, organizar uma festa, ainda que em menor escala, requer planeamento e cuidados especiais.

É preciso observar as restrições relativas ao número de convidados e o horário do evento. Primeiro porque é, de facto, uma festa para as pessoas que são próximas do aniversariante. Segundo, não é seguro uma comemoração com tantas pessoas e, por último, porque nem todos estão dispostos a participar de uma festa nesse momento.

O ideal é que se convidem apenas aquelas pessoas que já fazem parte da “bolha” social, ou seja, aquelas pessoas muito próximas e com quem eles têm já estão algum tipo de contato apesar da quarentena.

E poderá enviar para a casa de quem não vai poder estar presente uma pequena caixa com alguns doces da festa e um mini espumante com um convite para participar e celebrar este momento via zoom.

Na data, o cuidado deve ser redobrado: o controlo de temperatura, uso máscara e álcool gel deve ser observado, o distanciamento social deve ser respeitado e a duração deve ser breve. Pois, só com o respeito a todos os protocolos sanitários recomendados pela OMS é possível reduzir os riscos.

AS NOSSAS DICAS…

Organizar uma festa de até 15 convidados elimina de imediato do planeamento aquilo que não é importante e torna o evento muito mais acolhedor, descontraído, cheio de significado e com menos desperdício. Dá para interagir e dar atenção a todos os convidados.

Uma decoração especial é capaz de mudar toda a cara da festa. A dica aqui é abusar da criatividade e ter atenção aos detalhes, pois eles fazem toda a diferença no resultado final.

Outra dica é que poderá encontrar na nossa loja items de decoração simples, coloridos e versáteis: luzinhas, flores, balões, guirlandas, fitas de papel crepom, tecido, talheres coloridos, pratos estampados, formas, granulados de confeiteiro, etc. Enfim, uma infinidade de coisas. Actualmente temos também uma grande variedade de opções temáticas, ecológicas e biodegradáveis. Aproveite as inspirações que a internet oferece para deixar a festa ainda mais divertida.

Foto: Meri Meri

Outra ideia é pensar em atividades que combinem com a temática da festa e a faixa etária dos convidados. Opções que envolvem adultos e crianças. «Os jogos da nossa infância, brincados na rua com os amigos, são das melhores recordações que temos – e das melhores que podemos partilhar com os nossos filhos»: Berlindes, leitinho, mímica, estátua ninguém se mexe, etc. Eles vão adorar experimentar os jogos!

Se quiser pode organizar algumas atividades criativas e animadas apenas para as crianças, como pintar, fazer pulseiras, ou imprimir, recortar toppers e usar como decoração em bolachas e cupcakes.

No próximo artigo, iremos desenvolver um pouco mais sobre algo que também fazemos em Design Party. Daremos início a uma série de artigos e a uma sequência de temas de #DesignParty que vão desde o briefing a execução de cada projecto. Falaremos das várias opções, explicaremos o porquê de cada escolha e quanto custa proporcionar uma experiência ímpar e inesquecível aos seus pequenotes.

Por agora, poderá agendar uma visita a nossa loja ou preencher o nosso briefing online e solicitar gratuitamente um orçamento.

Comentários

  1. Pingback: Petit Palais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Gift Card

PETIT PALAIS

GIFT CARD

NUNCA FOI TÃO FÁCIL OFERECER O PRESENTE IDEAL

Ofereça o que realmente a pessoa precisa.