Festa Escolar

Festa Escolar: Celebração Especial

O aniversário de uma criança é sempre motivo de celebração tanto para as crianças quanto para os pais. E se tem algo qua as crianças gostam mais ainda é de celebra-los com os seus amiguinhos e mostrar tudo o que foi preparado para eles nesta data especial.

Desta vez as crianças nascidas entre Outubro a Junho, terão uma experiência única que é de comemorar o aniversário na escola e tal como os filhos, esta será uma experiência única para alguns pais também.

Pode ser só um bolo, balões e velas, e esta ótimo! Hoje algumas escolas permitem fazer decorações, levar lembranças e até outros convidados de fora.

Um dos pontos mais relevantes para pensar na festa da escola ou creche seria otimizar o tempo, economizar e ainda comemorar com todos os amiguinhos que já estarão presentes. Muitas vezes, sendo em casa ou outro lugar, muitos dos convidados não podem ir e, na escola, não tem desculpa!


Aqui vai algumas dicas para quem quer organizar, mas não sabe por onde começar. E, se o seu filho(a) ainda não estuda, mas você não quer deixar de fazer um bolinho em casa, nós temos dicas de como organizar uma festa em casa e inspirações para mesas simples também.

Festa Escolar

Antes de planear qualquer coisa procure saber sobre as políticas da instituição em que seu filho(a) frequenta e se permitem este tipo de evento.

Depois de esclarecer, deixe tudo por escrito, neste caso, recomendamos a enviar uma carta formal a instituição a pedir autorização para a realização de uma festa de aniversário na escola.

Perguntas que poderá fazer:

·         Quanto tempo pode durar a festa?

·         Pode realizar atividades neste tempo?

·         O envio do convite para os pais é autorizado?

·         Que comidas são permitidas?

·         O que não pode entrar na escola?

·         Pode ir outras pessoas além dos pais?

·         A decoração é permitida? Tem espaço?

·         Quanto tempo antes pode chegar para arrumar a festa?

Hoje, quase tudo exige uma lista de tarefas a serem cumpridas, para que sejam executadas da melhor forma, sugerimos uma divisão de três partes: pré-produção, produção e pós-produção.  

Pré-Produção:

Esta fase é muito importante pois ela definirá de como tudo será realizado, ou seja, o que tem de ser preparado antes da festa, normalmente é aqui que se trata das questões burocráticas e logísticas, como por exemplo: saber a política da escola, definir data e horário.

Logo que esta questão esteja esclarecida, trate das questões quantitativas, quantos professores estarão presentes, quantos alunos têm na sala de aulas, se for autorizado a participação de familiares – quantos são admitidos a entrada. Afinal é sempre bom estar rodeado pela nossa família durante todas as celebrações.

E para terminar a pré-produção, chega a etapa mais divertida que é a de definir a o tema da festa, nesta fase é importante recordar que a festa é do seu filho(a) e que a opinião dele(a) é muito importante, então não se esqueça de perguntar-lhe de que tema ele(a) gostaria que a sua festa fosse. 

Festa Escolar

Produção:

Lembra-se de tudo o que tratou durante a pré-produção? Pois bem, este é o ponto de colocar tudo em prática, pois é a etapa de realização da festa.

É importante neste momento que já saiba as regras alimentares da escola, no momento de servir o lanche, não quebre completamente a rotina alimentar dos alunos.

Muitas crianças têm intolerância/alergias a certos alimentos, então é importante levar várias opções para que ninguém fique de fora.

É importante, alguns dias antes da festa, enviar um convite para os pais dos alunos autorizarem a criança a participar da festa ou sugerir alguma observação.

Invista em comidas simples, como salgados, mini pizzas, mini cachorros ou mini hambúrgueres. E no caso das bebidas equilibre os refrigerantes com os sumos de fruta.

Festa Escolar

Quanto ao bolo, especialistas neste tipo de eventos, sugerem que as velas sejam apagadas em um bolo decorativo, e que o verdadeiro bolo de aniversário vá já devidamente cortado para evitar confusões na hora de o servir a criançada.

Uma outra ideia é, ao invés de fazer o bolo, pensar em mini pedaços, ou até cupcakes, e enviar para a turma. Além de economizar mais, os pequenos se sentem privilegiados em ter um bolinho individual e feito só para ele!

Festa Escolar

Uma última sugestão é pensar na quantidade de bolo. Ele será servido somente para a turma ou para as outras salas? Conte com os professores, auxiliares, direção e funcionários, afinal, todos eles têm contato com seu filho(a) e adorarão fazer parte deste momento.

Para a decoração, pense em temas simples e, que sejam fáceis de montar e desmontar. Pode levar um cenário já pronto ou objetos que dê para pendurar na hora e que deixam a festa mais colorida.

Como a decoração é pensada de forma simples, pense em aproveitar mais na papelaria, talheres e pratos, guardanapos, palhinhas…

Festa Escolar

Pós-produção:

Esta etapa é para tudo o que é realizado no encerramento da celebração. E para terminar a festa com chave de ouro e enfatizando que é uma comemoração na escola, ao montar os sacos do brinde, procure colocar algum elemento didáctico como por exemplo, um livro, lápis de cor ou bloquinhos de notas, além de ser algo diferente deixa também uma boa impressão para os pais dos alunos, professores e a direção da escola.

Festa Escolar

Precauções:

Ao contrário do que se imagina, uma festa na escola pode ser mais delicada do que quando é realizada em casa, então tenha cuidado a alguns detalhes:

·       Não esquecer a toalha ou bases para não sujar as mesas,

·       Por serem crianças tenha cuidados aos objectos decorativos como confettis e balões, para que no final de tudo a festa não seja motivo de transtorno para os outros professores e alunos, afinal é uma escola.

·     Outro detalhe muito importante é a loiça, é sempre aconselhável que sejam descartáveis para que no final de tudo seja fácil de limpar e todos possam voltar as suas rotinas.

 Para festas a realizar em casa, deixamos a sugestão das últimas tendências de celebrações: Micro-festas da Petit Palais. Leia aqui o artigo na integra.

Festa Escolar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Gift Card

PETIT PALAIS

GIFT CARD

NUNCA FOI TÃO FÁCIL OFERECER O PRESENTE IDEAL

Ofereça o que realmente a pessoa precisa.